Trial das Nações em Portugal: Lamentável!

  • Texto: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Não nos foi permitido fotografar…

Souberam que teve lugar este fim de semana uma prova do Mundial de Trial em Portugal? E que Gouveia recebeu o Trial das Nações, a mais importante competição da modalidade? Não ouviram falar?… É normal.

Infelizmente também não será aqui que vão poder ler alguma coisa sobre o evento e se calhar também por isso mesmo a última jornada de um Campeonato do Mundo esteve tão despida de público. Os poucos espetadores foram essencialmente os acompanhantes de pilotos, equipas e seleções e uns quantos gouveenses alertados por algum colorido no dia da prova. Porque cartazes de divulgação da prova… nem vê-los. E marcações com indicações para o público poder aceder às zonas de competição, népias!

Mas isso nem foi o mais grave…

Pois bem, na tentativa de fazer uma reportagem sobre o evento, uma equipa da MotoX.pt deslocou-se a Gouveia onde, depois de várias voltas à cidade beirã para descobrir a entrada para o paddock (lembram-se de dizer que não havia uma única seta?), foi barrada a sua entrada. Porquê? Porque de forma acintosa foi dito (berrado!) que sem teste à Covid ninguém entrava naquela ‘bolha’.

Pois bem, faça-se o teste, respondemos. Ahhh… Pois, mas não é possível porque “as enfermeiras já foram embora e hoje (domingo) já não é possível fazer testes. Aliás estiveram aqui desde segunda-feira para quem quisesse fazer os testes”.

Pois sim, atendendo às regras vigentes foi necessário testar todos as pessoas que integram a comitiva do Campeonato do Mundo de Trial, isso claro que entendemos, mas os testes só estiveram disponíveis até ao dia de sábado! Ora o Trial das Nações foi disputado no DOMINGO. Ou seja, qualquer jornalista que pretendesse fazer reportagem do Trial das Nações pura e simplesmente não o podia fazer. Isto é: só podem entrar com testes de despiste do Covid mas a possibilidade de efetuar os testes foi negada pela organização do evento disputado sob égide da Federação Internacional de Motociclismo. E se fizermos o teste numa farmácia? Bem, a título excecionalmente excecional até facilitavam a situação. Mas não havia nenhuma farmácia aberta, àquela hora de domingo, nas proximidades.

Vergonha internacional

E, sem querer para aqui chamar o direito e a liberdade de informação, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1946, a verdade é que, por inépcia organizativa, por um erro crasso e grave de quem se propôs colocar a prova no terreno – Talentos Objetivos Clube de Enduro e Recreio – este foi negado a quem tentou cumprir o dever de informar. E tal foi feito de uma forma grosseira, desrespeitosa e verdadeiramente vergonhosa! Ainda nos berraram para tentar resolver a situação no secretariado da prova, nas instalações do Teatro-Cine de Gouveia onde… não estava vivalma. Ninguém! Nem para tentar resolver o problema que nos havia sido criado pela própria organização nem para fornecer um mapa com as zonas ou um horário a quem pretendesse seguir a prova. Nada!

Obviamente que quem de direito tem total conhecimento desta situação e de outras não menos graves que sucederam durante o fim de semana em Gouveia, nomeadamente com a tentativa de expulsão do paddock de Alex Salvini, piloto bem conhecido do Mundial de Enduro, e marido de uma trialista da seleção italiana, Sara Trentini. Situação que só foi resolvida depois da intervenção do responsável da seleção italiana, Fabio Lenzi, e do próprio presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Jorge Viegas. Pelo que, no sentido de um cabal esclarecimento do acontecido, exigimos que sejam tomadas, junto da organização, as medidas julgadas necessárias e consagradas na legislação e nos códigos de conduta da Federação Internacional de Motociclismo e da sua filiada, a Federação de Motociclismo de Portugal a quem foi atribuída a responsabilidade da prova.

Cake Bukk

Cake. Uma fatia de futuro elétrico por 15 mil euros

A ideia surgiu… do nada. Ou melhor, apareceu para colmatar um hiato no capítulo da mobilidade. Sem qualquer ligação às motos, Stefan Ytterborn voltou a fazer brilhar as suas apetências e criou a Cake. O sueco, conhecido pelas ideias e produtos inovadores em termos de estratégia, design e marketing, ‘atacou’ as duas rodas com propostas […]

Continuar
Kove 800X Super Adventure no EICMA 2022

EICMA 2022. Kove

Foi, sem dúvida, uma das marcas que maior curiosidade despertou na 79.ª Esposizione Internazionale delle Due Ruotte. Na EICMA 2022, a Kove mostrou uma trail de grande cilindrada, máquinas de motocrosse e até a versão final da quatro-e-meio que vai alinhar no próximo Rali Dakar. Mas o que é, afinal, a Kove e quais são […]

Continuar

Álvaro Bautista e Giulio Nava: a dupla (finalmente) campeã mundial!

Foram sete os anos necessários para Álvaro Bautista e Giulio Nava, o seu chefe de equipa, alcançarem o título mundial de Superbike, depois de uma entrada de rompante em 2019 na estreia da Ducati Panigale V4R. Namoro e separação em MotoGP, foi o Mundial de Superbike que os voltou a juntar, até hoje, num percurso […]

Continuar