Trial das Nações em Portugal: Lamentável!

Autor:  Paulo Ribeiro

Setembro 20, 2021

Texto: Paulo RibeiroFotos: Não nos foi permitido fotografar… Souberam que teve lugar este fim de semana uma prova do Mundial de Trial em Portugal? E que Gouveia recebeu o Trial das Nações, a mais importante competição da modalidade? Não ouviram falar?… É normal. Infelizmente também não será aqui que vão poder ler alguma coisa sobre…

  • Texto: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Não nos foi permitido fotografar…
Foto negra 2 - MotoX
Trial das Nações em Portugal: Lamentável! 2

Souberam que teve lugar este fim de semana uma prova do Mundial de Trial em Portugal? E que Gouveia recebeu o Trial das Nações, a mais importante competição da modalidade? Não ouviram falar?… É normal.

Infelizmente também não será aqui que vão poder ler alguma coisa sobre o evento e se calhar também por isso mesmo a última jornada de um Campeonato do Mundo esteve tão despida de público. Os poucos espetadores foram essencialmente os acompanhantes de pilotos, equipas e seleções e uns quantos gouveenses alertados por algum colorido no dia da prova. Porque cartazes de divulgação da prova… nem vê-los. E marcações com indicações para o público poder aceder às zonas de competição, népias!

Mas isso nem foi o mais grave…

Pois bem, na tentativa de fazer uma reportagem sobre o evento, uma equipa da MotoX.pt deslocou-se a Gouveia onde, depois de várias voltas à cidade beirã para descobrir a entrada para o paddock (lembram-se de dizer que não havia uma única seta?), foi barrada a sua entrada. Porquê? Porque de forma acintosa foi dito (berrado!) que sem teste à Covid ninguém entrava naquela ‘bolha’.

Pois bem, faça-se o teste, respondemos. Ahhh… Pois, mas não é possível porque “as enfermeiras já foram embora e hoje (domingo) já não é possível fazer testes. Aliás estiveram aqui desde segunda-feira para quem quisesse fazer os testes”.

Pois sim, atendendo às regras vigentes foi necessário testar todos as pessoas que integram a comitiva do Campeonato do Mundo de Trial, isso claro que entendemos, mas os testes só estiveram disponíveis até ao dia de sábado! Ora o Trial das Nações foi disputado no DOMINGO. Ou seja, qualquer jornalista que pretendesse fazer reportagem do Trial das Nações pura e simplesmente não o podia fazer. Isto é: só podem entrar com testes de despiste do Covid mas a possibilidade de efetuar os testes foi negada pela organização do evento disputado sob égide da Federação Internacional de Motociclismo. E se fizermos o teste numa farmácia? Bem, a título excecionalmente excecional até facilitavam a situação. Mas não havia nenhuma farmácia aberta, àquela hora de domingo, nas proximidades.

Vergonha internacional

E, sem querer para aqui chamar o direito e a liberdade de informação, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1946, a verdade é que, por inépcia organizativa, por um erro crasso e grave de quem se propôs colocar a prova no terreno – Talentos Objetivos Clube de Enduro e Recreio – este foi negado a quem tentou cumprir o dever de informar. E tal foi feito de uma forma grosseira, desrespeitosa e verdadeiramente vergonhosa! Ainda nos berraram para tentar resolver a situação no secretariado da prova, nas instalações do Teatro-Cine de Gouveia onde… não estava vivalma. Ninguém! Nem para tentar resolver o problema que nos havia sido criado pela própria organização nem para fornecer um mapa com as zonas ou um horário a quem pretendesse seguir a prova. Nada!

Obviamente que quem de direito tem total conhecimento desta situação e de outras não menos graves que sucederam durante o fim de semana em Gouveia, nomeadamente com a tentativa de expulsão do paddock de Alex Salvini, piloto bem conhecido do Mundial de Enduro, e marido de uma trialista da seleção italiana, Sara Trentini. Situação que só foi resolvida depois da intervenção do responsável da seleção italiana, Fabio Lenzi, e do próprio presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Jorge Viegas. Pelo que, no sentido de um cabal esclarecimento do acontecido, exigimos que sejam tomadas, junto da organização, as medidas julgadas necessárias e consagradas na legislação e nos códigos de conduta da Federação Internacional de Motociclismo e da sua filiada, a Federação de Motociclismo de Portugal a quem foi atribuída a responsabilidade da prova.

Partilha este artigo!

Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Pesquisa

Não encontrado