O braço de ferro entre os líderes do mundial de Superbike manteve-se no primeiro dia de treinos livres com Jonathan Rea a ser o mais rápido na manhã e Toprak Razgatlioglu a impôr-se quando o calor se fez sentir, sempre com Scott Redding, Garrett Gerloff e Andrea Locatelli à espreita de uma oportunidade.
- Texto: Fernando Pedrinho
- Fotos: WorldSBK, Kawasaki World Superbike, Fernando Pedrinho
Claramente as condições da pista são bem diferentes das experimentadas no teste de há dois meses atrás. “Não sei porquê mas agora estou a sentir muito mais os ressaltos da pista”, começou por me dizer o piloto da Pata Yamaha With Brixx. “No teste tínhamos mais aderência e a temperatura estava mais baixa”. Aliás, está visto que a pista de Navarra se torna mais lenta à medida que a temperatura sobe, como vimos na diferença das sessões da manhã para a tarde.
A preparação da YZF R1 para o maior calor da tarde (com o asfalto já a superar os 50º C) incidiu na forquilha dianteira. “Sinto-me muito melhor”, revelava Toprak acerca da nova afinação. “De manhã a frente estava muito dura e a moto não virava como eu queria. À tarde verificámos que o asfalto estava nos 55ºC. Tentámos ainda uma simulação de corrida e estamos preparados, mas todos os outros estão muito rápidos”.
A irregularidade do asfalto navarro
Foi uma queixa generalizada dos pilotos. “Há muitos ressaltos”, disse-me o piloto turco. “Sinto a moto a saltar e a alargar a trajetória. O maior problema está na curva 4, onde caiu o Garreth [Gerloff], que tem um ressalto enorme, mas agora tenho o problema controlado.
Ultrapassar também não é tarefa fácil no circuito situado em Los Arcos. “A pista tem três ou quatro pontos de ultrapassagem. Nas outras não é tão fácil até porque são curvas muito rápidas”.
Numa pista com tantas curvas de primeira velocidade, interessava saber do principal candidato a bater Jonathan Rea se este é um traçado que deve estar no calendário do Mundial de Superbike. “Eu gosto e sou muito rápido no primeiro setor, mas é muito rápido e complicado de ultrapassar. No setor dois dá para passar na curva 8, a direita antes da reta interior, e depois gosto muito da curva 9. É o traçado que temos e estas corridas são muito importantes para nós”.
Portugueses em Navarra
Não foram muitos os que descortinámos pelo circuito de Los Arcos, mas foi bom ver Paulo Sérgio Anjos e a família a apoiar a sua hepta-campeã Kawasaki, ele que é o responsável da marca no seio do importador nacional, a Multimotos. Promessa de nova visita em Jerez de la Frontera e Portimão.
Mais de 1150 quilómetros
A nossa viagem pela Comunidade de Navarra continua na companhia da incansável Suzuki DL1050XT V-Strom. Ontem a ‘Suzi’ teve o primeiro contacto com o Circuito de Navarra e as suas ‘irmãs’ de quatro cilindros. A bicilíndrica de Hamamatsu continua a mostrar a sua versatilidade, com destaque para a agilidade, proteção aerodinâmica e facilidade com que rapidamente nos permite ligar Logronho a Los Arcos. Claramente a confirmação do valor seguro que a nova eletrónica veio trazer e uma decoração que deixa poucos indiferente.