Inegavelmente, Toprak Razgatlioglu é um reconhecido funâmbulo, filho de acrobata em duas rodas e também ele um reconhecido ‘stunt rider’. Ficou famoso no ‘paddock’ das Superbike pelas longas “éguas”, mas também pelas mais incríveis situações em que consegue controlar o equilíbrio como poucos.
- Texto: Fernando Pedrinho
- Fotos: WorldSBK e Fernando Pedrinho
O turco já havia tomado o gosto ao dedo numas voltas de saudação no circuito de Cadwell Park, durante a ronda do campeonato britânico de Superbike aí realizada, onde aproveitou para ensaiar o famoso salto que a subida que sucede a uma direita lenta proporciona. Mas em Portimão o homem da Pata Yamaha by Brixx foi mais longe e no final da primeira sessão de treinos livres de sexta feira brindou todos com mais uma das suas acrobacias. Depois da curva 8, a rampa de lançamento que antecede a descida para a ‘Craig Jones’ foi alvo de uma manobra que faria empalidecer Jack Miller e a Ducati Desmosedici GP21.
No momento em que ‘El Turco’ saiu mais largo do que a trajetória normal, rodou o punho direito da sua YZF-R1 e apontou ao vazio. “Verificámos a telemetria e o voo foi de 21 metros”, disse o novo comandante da ‘Toprak Airlines’. “Avisei a Dorna no dia anterior e treinei em Cadwell Park (risos)”.
Até onde irá o natural de Alanya surpeender-nos com estas manobras dignas de um duplo cinematográfico?
De Madrid a Portimão de BMW K1600GT
Foram 800 quilómetros redondinhos de Madrid ao AIA numa K1600GT da BMW Ibérica (‘gracias’, Carmen!). Antes de tudo, e como seria de esperar, foi uma viagem feita com muita facilidade. Aproveitando as características estradistas e turísticas da seis em linha da casa de Munique.
Com uma média de 128 km/h, o consumo foi de 6,6 litros por cada 100 quilómetros percorridos, com total conforto e proteção aos elementos, acompanhado do ‘cantar’ do motor fracionado desta alemã. Claramente a fazer lembrar o troar dos saudosos 635 CSI das corridas de turismo e silhueta.