Ponta de lança de nova ofensiva, a Suzuki GSX-8S partilha o motor de dois cilindros paralelos com a V-Strom 800 DE. Aliás, o motor e o quadro. Quanto ao resto, bom, são imensas as diferenças. A começar por uma questão de filosofia. Afinal, esta é uma verdadeira ‘naked’ na forma como na função. Não tem carenagens mas tem uma alma entusiasmante e um conjunto ciclístico à altura das ambições mais desportivas.
- Por: Alberto Pires
- Imagens: Rui Jorge e Luís Carvalho
Cumprindo na perfeição o conceito original expresso através da frase ‘Forma e função para uma nova era’, a Suzuki GSX-8S destaca-se, desde o primeiro olhar, pelas formas vincadas dos elementos que lhe conferem personalidade. Mas que não implicam dimensão exagerada. Pelo contrário, o cuidado estilístico colocado em todos os elementos e a pintura a negro de vários componentes ajudam a reduzir a sensação de volume.
Mas há mais, muito mais, para descobrir sobre a nova Suzuki GSX-8S, com preço e condições bem interessantes, no teste super completo publicado aqui. E onde é possível descobrir os números que prometem animar a classe, sem esquecer a elevada dotação eletrónica ou uma posição de condução que convida a desfrutar em pleno.
Em termos eletrónicos, o sistema Suzuki Intelligente Ride System (S.I.R.S.) inclui três modos de motor, quatro modos de controlo de tração, o arranque fácil do motor e assistência em baixas rotações. Além da embraiagem assistida e deslizante (S.C.A.S.) que garante fácil acionamento da embraiagem e evita reações bruscas da roda traseira. Tudo isto sem esquecer a adoção do Quick-Shifter bidirecional, para mudanças de velocidade mais rápidas e precisas. Bem condizentes com o espírito irreverente e muito divertido da Suzuki GSX-8S. Uma máquina completamente despida de preconceitos e de tudo o que não é necessário para o mais puro prazer de condução.