Superbikes ao anoitecer

A DORNA já divulgou o calendário do Mundial de Superbike do próximo ano. Das doze corridas agendadas, chama a atenção a do AIA por se realizar no pico do Verão, mas por outra razão que se prende com o horário do programa. É que, pela primeira vez na história da categoria, vamos ter Superbikes ao anoitecer…

  • Texto: Fernando Pedrinho
Superbikes ao anoitecer
Foto Gareth Harford

O AIA antecipou-se à Dorna e já fez saber os contornos do que batizou de ‘Superbike Summer Fest’. Para além da grande festa que irá acontecer dentro e fora do autódromo, onde se espera mesmo a atuação de um ‘deus’ do panorama musical internacional, a grande novidade respeita aos horários do evento: a partir do meio da tarde até ao pôr-do-sol.

A definição do mesmo ainda não está completa, até porque a comissão de segurança do Mundial de Superbike tem de dar o seu aval, mas o que já se sabe é que a corrida das Superbike vai realizar-se bem mais tarde que as habituais 14.00 horas, para poder decorrer fora do período de maior calor.

Carlos Checa no AIA, com o sol rasante

Não está prevista a utilização holofotes, como a instalação permanente do circuito de Lusaíl, no Catar, mas é uma hipótese que, a ser considerada, passará pela aprovação da Dorna.

Mais festa no pico do verão

“Aproveitando o pico do verão e a presença de tantos turistas no Algarve, como é habitual em Agosto, a ideia é que a pessoas possam disfrutar de uma dia de praia e, a partir da tarde, possam vir até ao AIA. Para ver corridas do campeonato mundial e aproveitar as inúmeras atividades e concertos que estamos a colocar na agenda”, revelou-me ao telefone Rui Belmonte, da equipa de comunicação do AIA.

Superbikes ao anoitecer

Numa conversa com Gregorio Lavilla, o diretor executivo do WorldSBK. “Não será de noite, mas estamos sempre abertos a qualquer novidade”, comentou. “Como me diziam no AIA, quando lá corremos há 500.000 pessoas no Algarve, mas em Agosto há cinco milhões. Se existe a oportunidade de trazer mais gente, até por via do programa paralelo que está a ser preparado, tanto melhor, porque o conteúdo que temos no Mundial de Superbike é muito bom. Se o podes complementar com outras ideias e iniciativas, que possa trazer mais gente para as bancadas, e que desfrutem do espetáculo que oferecemos em cada prova”.

A utilização de holofotes nesta iniciativa das Superbikes ao anoitecer não está contemplada neste momento. “É a primeira vez que me perguntam sobre esta possibilidade, mas tratando-se de uma ‘sunset race’ pressupõe que seja feita ao entardecer e não de noite, pelo que os holofotes não serão necessários”.

António Lima, o Diretor de Segurança da FIM confirmou isso mesmo. “A utilização de holofotes requer uma técnica muito apurada para evitar encadeamentos”, dizia-me num intervalo de sessões de treino na ronda de Jerez de la Frontera.

Superbikes ao anoitecer
Possível imagem da corrida de Portimão de SBK do próximo ano

Pilotos surpreendidos

Mas o que dizem os pilotos? “Fiquei surpreendido por ver que Portimão vai decorrer em Agosto”, dizia-me Remy Gardner, piloto da GYTR GRT Yamaha. “Vai estar quente (risos). E vamos ter luz suficiente?”, questionou perante a surpresa revelada das corridas de Superbikes ao anoitecer.

Já Álvaro Bautista respondeu-me com o seu habitual humor. “Frio, frio, frio” (risos), a propósito da marcação da ronda algarvia para o pico do verão lusitano. “Mesmo que seja por volta das oito da tarde ainda haverá luz suficiente. Em Talavera [de La Reina, onde habita, um pouco a sul de Madrid] fica de noite pelas 22.00, pelo que não antevejo qualquer problema. Não sabia disso e tenho de ver com a Comissão de Segurança o que os outros pilotos opinam sobre essa possibilidade”.

“Cool!”

Piloto que tem em Portimão a sua ‘segunda casa’, Jonathan Rea foi, também ele, colhido de surpresa com a pergunta do MotoX. “Portimão ao entardecer?”, ripostou o norte-irlandês arregalando os olhos. “Pffff… É essa a ideia? Então é fazer algo como no Catar, a partir do meio da tarde que nos permita dormir de manhã? (risos). Eu adoro dormir, pelo que se pudermos começar mais tarde eu assino já por baixo. Perfeito, desde que a visibilidade esteja assegurada. Ainda para mais, se é em Agosto, é melhor seja ao entardecer do que ao meio dia, porque o calor é mais que muito. “Cool”! Mas que grande ideia!”

O circuito de Lusáil ao entardecer. A utilização holofotes é a imagem de marca da pista catári.

Sucesso à vista

Sabemos que o circuito Marco Simoncelli teve a ideia de fazer uma prova do Mundial de Superbike de noite, como já aconteceu no campeonato italiano de velocidade (CIV), mas a Dorna não terá visto com os melhores olhos a possibilidade de essa prova poder ter mais audiência que a corrida de MotoGP, pelo que o projeto acabou por ficar no papel.

No caso do ‘Superbike Summer Fest’, que coincide com a prova de MotoGP de Barcelona, o caso será diferente e o sucesso das Superbikes ao anoitecer está à vista.

O cérebro ainda não disse aos olhos

Os olhos revelam o compromisso com a curva. O corpulento piloto desta Yamaha YZF-R6, num dia de ‘track-day’ ou competição amadora, está já focado na trajetória de saída ao tocar o vértice da curva. Mas há um pequeno detalhe: o cérebro ainda não ‘disse’ aos olhos que a roda dianteira já foi embora. A direção […]

Continuar

Uma roda traseira especial

A tração, durabilidade e desempenho dos pneus, especialmente do traseiro, andam nas bocas do mundo do motoGP. Sobretudo, depois da fraca prestação de Jorge Martín na prova de Lusaíl, no Catar. Só por milagre, à Nicky Hayden 2006, é que o de San Sebastian de los Reyes poderá roubar a coroa a Francesco Bagnaia. Mas […]

Continuar

Há um maníaco à solta no Mundial de Superbike

Foi uma das contratações surpresa para a grelha das Superbike do próximo ano. O italiano é um dos pilotos que mais atenções concitou na sua passagem pelo ‘paddock’ de MotoGP. Até que uma (dura) pena, por alegado consumo de substâncias dopantes, o afastou das pistas por quatro anos. O ‘Maníaco’ está de volta ao asfalto! […]

Continuar