Superbike, braço de ferro em Navarra

O Mundial de Superbike está de volta às pistas e viemos até Navarra para vos dar conta das principais novidades de um campeonato onde os dois primeiros, Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu, estão separados por três pontos.

Scott Redding está de malas feitas da Ducati e Bautista é desejado de onde saiu. A Suzuki volta às pistas e Navarra é a 51ª pista a integrar o calendário do mundial.

  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: WorldSBK, Fernando Pedrinho

Covid-19 na sombra, Navarra a 51ª

A covid-19 continua a fazer das suas. Leandro Mercado viu-se excluído das rondas de Assen e Most por ter testado positivo, regressando apenas em Navarra. A correr em casa, foi agora a vez de Isaac Viñales se ver obrigado a desmontar da Kawasaki da Orelac VerdNatura pelo mesmo motivo. De regresso estão, também, Lucas Mahias, na Kawasaki da Pucetti

As restrições de público só agora começam a ser levantadas, mas ainda algo a medo na Península Ibérica. Em Navarra as autoridades concederam 5.000 lugares por dia para o público que queira assistir ao vivo à estreia do circuito localizado entre as cidades de Logronho e a basca Pamplona (ou Irunha, como lhe chamam os bascos).

A título de curiosidade, o Circuito de Navarra surge como a sétima pista espanhola a integrar o calendário do mundial de Superbike e no 51º traçado a fazer parte das pistas ‘mundialistas’.

Na Resistência sai Suzuka entra Most

É talvez o segredo mais mal guardado, mas já se sabia que a probabilidade das Oito Horas de Suzuka serem canceladas era altíssima, por via da pandemia que ainda persiste de Covid-19, como já havíamos constatado durante o evento de igual duração realizado no Estoril, no mês passado.

Em alternativa, Portimão surgia como o possível palco para o encerramento do Mundial de Resistência, com os circuitos e as organizações portuguesas a posicionarem-se como ‘pronto socorro’ dos promotores dos diferentes campeonatos às alterações de calendário.

Contudo, a pista de Most, na República Checa, acabou por ser a escolhida para o desfecho do EWC, para pena nossa pois na memória ainda perdura a prestação de Miguel Oliveira na Yamaha YZF R1 da Parkalgar Racing Team, nas 12 Horas de Portimão, em 2016. Numa conversa que tivemos há algum com o diretor executivo do AIA, Paulo Pinheiro, que a Parkalgar não tinha especial apetência por este evento, além de que o calendário de ocupação da pista algarvia está totalmente preenchido, daí a opção  pela pista checa, cuja segurança tem sido alvo de bastantes críticas.

Estamos em Navarra de DL1050XT V-Strom

Desta feita viajámos para mais uma prova do Mundial de Superbike, saindo de Espinho até Los Arcos, ligeiramente a norte da cidade Navarra de Logronho, numa DL1050XT V-Strom do importador nacional dos motociclos Suzuki, a Moteo, o que logo se tornou sinónimo de uma viagem descansada. Já perto do final optei pela estrada nacional para desfrutar das paisagens vinícolas da região de La Rioja, de onde saem muitos dos vinhos famosos da região demarcada mais famosa de Espanha.

Com boa proteção aerodinâmica e um comportamento irrepreensível, a DL1050XT V-Strom necessitou apenas de um reabastecimento, cumprindo os 380 quilómetros da ligação entre Zamora e Logronho sem necessidade de uma visita à bomba de gasolina.

Cake Bukk

Cake. Uma fatia de futuro elétrico por 15 mil euros

A ideia surgiu… do nada. Ou melhor, apareceu para colmatar um hiato no capítulo da mobilidade. Sem qualquer ligação às motos, Stefan Ytterborn voltou a fazer brilhar as suas apetências e criou a Cake. O sueco, conhecido pelas ideias e produtos inovadores em termos de estratégia, design e marketing, ‘atacou’ as duas rodas com propostas […]

Continuar

Sorrir, antes que uma moto nos caia em cima!

Texto: Fernando Pedrinho Fotos: G.N.R. Desconheço o autor da foto de abertura deste artigo, cuja origem remonta a 1937 e terá sido tirada durante uma demonstração de soldados do Exército Britânico, o qual, ao contrário de outras forças armadas como a marinha ou a força aérea, nunca recebeu a designação de real (‘Royal’). O que […]

Continuar

Salvador Dalí e o poder inspirador de uma moto

Texto: Fernando Pedrinho Fotos: Ulf Andersen A excentricidade de Salvador Dalí foi algo que acompanhou o pintor, artista plástico, escultor, cenógrafo e escritor catalão ao longo dos seus 84 anos de vida. Mas até que ponto uma moto pôde servir de inspiração para as suas criações é algo que dá que pensar, dada habitual aversão […]

Continuar