SHAD. Terra de inovação e conquistas

  • Texto: Paulo Ribeiro
  • Fotos: Paulo Ribeiro e SHAD

Nasceu em 1973 e continua a ser, orgulhosamente, uma empresa familiar, no organigrama como no espírito, apesar de um volume de faturação que, em 2020, ultrapassou os 60 milhões de euros. A NAD S.L. é o principal fornecedor europeu de assentos montados de série nas mais diversas marcas, mas também de malas rígidas, laterais e top-cases, como de soluções de transporte semirrígido ou flexível. Mais conhecida do grande público, a SHAD, marca comercial do grupo, é uma espécie de montra do melhor que se produz ao nível de conjuntos de malas, bancos, sacos maleáveis e toda uma panóplia de soluções para transporte e fixação de acessórios em motos. E que, desde há 15 anos, é representada em Portugal pela Multimoto.

Aprilia, Askoll, Benelli, Bye Bike, BMW, BRP, CFMOTO, Derbi, Ducati, Etergo, Gas Gas, Harley-Davidson, Honda, Husqvarna, Indian, Italika, Kawasaki, Keeway, Klick Fix, KTM, Kymco, MBK, Montesa, Moto Guzzi, Norton, Peugeot, Piaggio, Polaris, Rieju, Seat Mó, Silence, SYM, Triumph, Yamaha e Zero são marcas que recorrem aos produtos saídos dos 24 mil metros quadrados (está a ser ultimada ampliação de 6000 m2) da unidade fabril no Polígon Industrial Can Magarola, a pouco mais de 30 minutos do centro de Barcelona. Além da produção com insígnia própria, SHAD – cujo lançamento, em 1992, foi a melhor forma de ultrapassar a grave crise económica que ia destruindo a NAD S.L. – e que conta atualmente com mais de 5000 pontos de venda em 80 países, vendendo um total superior a 880 mil produtos em 2020.

Adriàn Carles (Diretor Comercial), Jaume Xicola Gascon (fundador da NAD S.L./SHAD), Paulo Anjos (Multimoto, distribuidor SHAD em Portugal) e Leandro Aguayo (Sales Manager para Portugal)

O Mundo numa mala… expansível

Números que confirmam a solidez da empresa NAD S.L. criada por Jaume Xicola Gascon, que continua a visitar a fábrica todos os dias, cumprimentando, pelo nome, cada um dos cerca de 250 funcionários. E cujos destinos são agora geridos pelos três filhos, com Jaume Xicola Jr. como CEO da empresa que integra a lista das 500 PME mais rentáveis de Espanha (Confederação espanhola da Pequena e Média Empresa – CEPYME500). Sucesso confirmado ainda pelo reconhecimento internacional das maiores associações de design, com prémios que exaltam a criatividade, os aspetos prático e funcionalidade de produtos como a mala extensível X ou as mais recentes Terra. Nome que reflete também a grande preocupação ambiental da empresa!

Vistas pela primeira vez no Salão de Milão em 2019 e lançadas há pouco mais de um ano, em plena pandemia, as malas Terra são já um caso de sucesso, somando vendas e recolhendo galardões, incluindo alguns dos mais conceituados prémios de design europeu. Já em 2021 foram distinguidas com o RedDot Award (sucedendo ao top-case expansível SH 58 X, em 2017 e ao sistema de fixação 3P, estreado nas famosas malas laterais SH36, em 2015) ou com o IF Design Excellence Award, criado em 1954 e que conta anualmente com mais de 5500 produtos apresentados. Neste caso, dupla distinção na categoria Automotive ao conjunto de malas em alumínio e à semirrígida e expansível TR90, mala fixa à parte superior com capacidade entre 50 e 90 litros. Prémio atribuído pelos 98 conceituados designers oriundos de 20 países e que integrou a portuguesa Fátima Pombo, professora na Universidade de Aveiro e codiretora do Mestrado de Design e Engenharia do Produto.

Inovação patenteada (de e) para motociclistas


Distinções e honrarias a que se junta ainda a Menção Especial no ABC – The World of Mobility, enaltecendo o processo de pesquisa e design que procura entender melhor as necessidades dos motociclistas na utilização das suas motos. Ponto principal na filosofia da NAD (e SHAD) provado também por várias patentes bem conhecidas de motociclistas de todo o Mundo. Do sistema de fixação de três pontos ‘3P’, de máxima integração e leveza, de maior resistência e menor intrusão estética, ao conceito expansível ‘X Expandable’ que permite ajustar a top-case em função das necessidades de carga sem prejuízo da aerodinâmica. Além do ‘Pin System’, para fixação rápida de bolsas de depósito, ou do sistema de transporte integrado das novas Terra, cujo fecho da mala, móvel, em aço, serve de prática pega na hora da chegada ao destino.

Mas, afinal, onde reside a inovação destas malas Terra que marcam a entrada no segmento de aventura, com novos desafios e enormes potencialidades? Desde logo no sistema de fixação 4P fabricado em tubo de 20 mm de elevada resistência e com pintura especial (tinta de pó termoplástico) capaz de resistir melhor às vibrações do conjunto e aos choques. Depois pelo fabrico em alumínio sem soldaduras, antes com inovador método que permite uma união sem marcas e sem o risco de ceder com o passar dos anos, além de rebordo duplo que garante completa estanquicidade. Os trunfos continuam no cuidado estudo aerodinâmico que ditou o arredondamento dos cantos sem perder capacidade de carga, na ‘prateleira’ amovível no fundo das malas laterais, no conjunto de duas chaves e três canhões incluído ou nas fixações para carga superior no top-case que é forrado. E, claro que poderíamos acrescentar, a existência de duas capacidades para as laterais (36 e 47 L) e duas para a top-case (37 ou 48 L), a possibilidade de optar entre a cor do alumínio e o preto ou a ampla lista de acessórios. Dos sacos interiores de imagem extremamente cuidada, encostos para o passageiro, bases em alumínio ou a rede de fixação interior…

Então e os bancos?

Aqui chegado, caro leitor, tem todo o direito a perguntar: Então, e a história de saber onde me sento quando ando na minha moto?

Pois bem, para início de conversa, uma rápida equação. Na Europa são fabricadas anualmente, grosso modo, um milhão de motos. Dessas mais de 600 mil são equipadas de origem com bancos feitos na fábrica da NAD, com design, engenharia, desenvolvimento e testes integralmente realizados na Catalunha. De onde são também muitos dos fornecedores o que limitou os problemas de falta de componentes devido aos problemas causados pela pandemia e pela crise no transporte naval. Mas se está com muita curiosidade veja aqui como são produzidos os bancos. Ou volte no final da leitura desta reportagem…

E porquê esta fixação na Europa se a deslocalização para Oriente poderia tornar os produtos mais baratos? Adriàn Carles, Diretor Comercial da SHAD que acompanhou esta visita á fábrica explicou a MotoX.pt… uma evidência: “É mais vantajoso produzir na Europa para fornecer clientes europeus e fábricas de marcas japonesas sedeadas na Europa já que a proximidade limita custos de transporte além da rapidez de resposta em caso de algum contratempo ou dificuldade técnica. Porquê? As marcas trabalham cada vez mais com uma gestão de produção ‘just-in-time’, sem stocks, pelo que a proximidade geográfica pode evitar muitos problemas e avultados prejuízos. Imagine-se que era necessária uma alteração de última hora num banco devido a necessidades específicas da moto. Ou à produção de pequenas séries. Estando em Barcelona podemos conceber as alterações, produzir e entregar novas unidades em menos de uma semana. Se a fábrica fosse no Oriente… Além do mais, com todas as alterações recentes, nomeadamente no custo de frete marítimo, torna-se bem mais vantajoso produzir na Europa, notando-se uma grande perda de competitividade da China devido à pandemia de COVID-19”.

Pesquisa das melhores soluções para os motociclistas tem valido prémios e distinções à SHAD

Mas, ainda assim, a NAD tem unidades industriais na China (Xangai) e Indonésia (Jakarta) onde, entre outras, fornece a fábrica tailandesa da Triumph (em Chonburi), contando entre ambas com cerca de 40 colaboradores e responsáveis por cerca de 70% da produção de malas da SHAD. Quanto aos bancos, incluindo as pequenas séries de bancos como as versões e edições especiais para as BMW nineT, são produzidos quase na sua totalidade em Mollet del Vallès e daí exportados para todo o Mundo. Cerca de 80% ficam na Europa, mas muitos são, por exemplo, os bancos que navegam até aos Estados Unidos para marcas como a Harley-Davidson, Indian, Polaris ou BRP.

Por aqui se percebe a importância e dimensão da NAD S.L./SHAD no contexto motociclístico mundial, tendo como ponto de partida uma pequena vila na Catalunha. Que com uma ambição que vai muito para lá do SEU banco ou das malas da SUA moto e respetivas fixações, encostos e sacos interiores, continua a alargar a gama de produtos. E mantendo a fidelidade ao lema ‘Engineered For Riding’ criou malas para ATV ou bancos Confort, mas também suportes paara smartphone e GPS, encostos e sacos específicos para as scooters, proteções de inverno para as mãos, sacos impermeáveis, malas de estilo vintage para as ‘café racer’, bolsas de cintura ou de perna, mochilas e bolsas para identificadores de autoestrada, sistema de comunicação Bluetooth e até fatos de chuva.

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