Santiago Duarte em WSSP300 Magny Cours: quando o azar bate à porta!

Setembro 7, 2021

Texto: Fernando PedrinhoFotos: Rodri Merino Foi muito curta a duração da presença de Santiago Duarte na sétima ronda do Mundial de Superbike, disputada na pista francesa de Nevers Magny-Cours. Uma falha mecânica colocou-o fora de ação numa altura crítica para aprender o complicado traçado da pista situada na região da Borgonha – Franco Condado, o…

Santiago Duarte Yamaha MS Racing YZF R3 @ WSSP300 Nevers Magny Cours FRAN 2021 09 04 - MotoX
Santiago Duarte em WSSP300 Magny Cours: quando o azar bate à porta! 4
  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: Rodri Merino

Foi muito curta a duração da presença de Santiago Duarte na sétima ronda do Mundial de Superbike, disputada na pista francesa de Nevers Magny-Cours. Uma falha mecânica colocou-o fora de ação numa altura crítica para aprender o complicado traçado da pista situada na região da Borgonha – Franco Condado, o que viria a traduzir-se no incumprimento do tempo mínimo para qualificar, colocando, desta forma, o piloto da Igreja Nova fora da grelha das corridas do fim-de-semana.

Santiago Duarte Yamaha MS Racing YZF R3 @ WSSP300 Nevers Magny Cours FRAN 2021 09 04 2 - MotoX
Santiago Duarte em WSSP300 Magny Cours: quando o azar bate à porta! 5

“Esta ronda não podia ter corrido pior”, disse-nos ‘Santi’. “Na sexta feira, geralmente utilizo o primeiro treino para conhecer e ganhar confiança com o traçado, mas aqui amanheceu com alguma chuva que deixou o piso molhado. Já no segundo treino, à tarde, passei toda a sessão com problemas na moto. Mal entrei em pista, senti logo que algo de estranho se passava com a minha YZF-R3, pelo que regressei, na volta seguinte, às boxes. A equipa solucionou o problema mas a embraiagem ficou a patinar imenso”. Só que o pior estava para vir, como as muitas imagens repetidas na TV e redes sociais o demonstram. “O motor partiu e verteu muito óleo. Já no sábado, depois da equipa o ter refeito, tive entrar com alguma calma para rodar o motor, mas na prática era como se fosse a minha primeira sessão de treinos [quando os seus adversários, além de mais experientes e rodados, acumulavam já duas sessões de treinos completas e estavam ao ataque]”.

Santiago Duarte Yamaha MS Racing YZF R3 @ WSSP300 Nevers Magny Cours FRAN 2021 09 04 1 edited - MotoX
Santiago Duarte em WSSP300 Magny Cours: quando o azar bate à porta! 6

O piloto da MS Racing, que viu o seu colega Unai Orradre alinhar na Supersport com a moto habitualmente entregue ao seu colega de equipa Pavel Skopek, acabou por falhar o tempo mínimo de qualificação “por umas míseras décimas”, disse o jovem do Concelho de Mafra. Adrian Huertas, o grande dominador da prova francesa na Ninja 400 da MTM Kawasaki, qualificou na ‘Superpole’ com o crono de 1’52’’918, o que significa que o tempo mínimo de qualificação (107% da ‘pole’) ficou estabelecido nos 2’00’’823. O piloto luso acabou por ser o único a rodar acima de 1’59’’, falhando a qualificação por cerca de sete décimas e meia de segundo.

“Isto faz parte das corridas e já deitei para trás das costas o que se passou, estando já concentrado na prova de Barcelona, dentro de duas semanas”. Força Santi, melhores dias estão para vir.

Partilha este artigo!

Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Suzuki na mão
Pesquisa

Não encontrado