Passeio pelas N203 e N301
Autor: Jorge Casais
Março 9, 2021
Texto e Fotos: Jorge Casais Na companhia do Emanuel Silva, João Araújo e do Hélder Martins lá fomos percorrer mais algumas estradas de Portugal. São alvo de notícia, até internacional, as estradas N222 e N304, no entanto existem muitas outras esquecidas e que não lhes ficam nada a dever, bem pelo contrário. Hoje percorri mais…

Texto e Fotos: Jorge Casais
Na companhia do Emanuel Silva, João Araújo e do Hélder Martins lá fomos percorrer mais algumas estradas de Portugal.
São alvo de notícia, até internacional, as estradas N222 e N304, no entanto existem muitas outras esquecidas e que não lhes ficam nada a dever, bem pelo contrário. Hoje percorri mais duas que ilustram bem o que acabo de dizer. Hoje foram então: N203 Darque, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Cidadelhe.

Desde o início até ao final desta estrada que temos como parceiro de viagem o Rio Lima onde, em alguns pontos, umas paragens para contemplar a paisagem e o rio em si mesmo são obrigatórias.
Ao atravessarmos a zona de Darque até Ponte de Lima somos brindados com uma boa estrada enquanto os nossos olhos se cruzam com belíssimas casas antigas, sendo algumas delas Solares. É uma pena que algumas estejam em estado avançado de degradação, mas outras, felizmente, encontram-se em excelente estado.
Muito embora existam duas paragens obrigatórias, sendo uma em Ponte de Lima e a outra em Ponte da Barca, dada a escassez de tempo optamos por apenas parar na primeira para tomarmos um café e aproveitar para as habituais fotos da praxe.

Já em Ponte da Barca, embora sem parar, fizemos um “sight seeing tour” pela vila mas, como digo, quem nunca visitou Ponte da Barca vale bem a pena uma paragem por algumas horas para visitar a mesma… o mesmo se diga de Ponte de Lima recheada de história e com um conjunto de monumentos medievais e românicos bem conservados.
Tempo ainda para visitarmos, um pouco antes de Lindoso, em Parada, um conjunto de Espigueiros ou canastros bem conservados. É óbvio que Lindoso é Lindoso… mas não é apenas aqui que podemos ver estes exemplares tão típicos desta região. Para além disso os cerca de 500 metros que se fazem de desvio da EN203 levam-nos bem pelo interior da aldeia de Parada numa subida por entre o casario que é bastante interessante e desafiante se o piso estiver escorregadio, como foi o caso.

2ª Parte – Ligação entre a N203 e a N301
Foram percorridas as estradas M530, N202-3, M1138 e N202 que nos levaram até à fronteira com Espanha. Saliento que nenhuma destas estradas foi percorrida em toda a sua extensão. Apenas porções das mesmas, pois o objectivo era alcançarmos o início da EN301.
Esta ligação levou-nos por estradas quase sempre a subir, por entre curvas e contra-curvas, com uma paisagem magnífica para onde quer que olhássemos. Nesta altura do ano, em fevereiro, é mais difícil cruzarmo-nos com a vida animal, mas ao passar por aqui na Primavera e no Verão muito facilmente nos deparamos com um bezerro ou uma cabra… todo o cuidado é pouco.

Recomendo vivamente este troço. É verdadeiramente um apelo a alguns dos nossos sentidos e percorrer o mesmo com a neve a cobrir as montanhas que nos rodeiam é simplesmente sublime. Não foi o caso desta vez pois o dia esteve encoberto, aqui e ali, com ameaças de chuva.
Já agora aproveito para lembrar que Castro Laboreiro está por perto e, em vez de apontarmos a moto para a EM1138, viramos à direita para a N202-3 e vamos para aquela que é, para mim, uma das zonas mais bonitas de Portugal. Visitar as Brandas, Inverneiras, Pontes Românicas, riachos, moinhos são momentos inesquecíveis e que ficam bem em qualquer fotografia ou vídeo. Mais uma vez me repito, não tivemos a oportunidade de meter as nossas motos para estes lados dada a escassez de tempo para o trajecto que tínhamos planeado.

3ª Parte – N301 S. Gregório (fronteira com Espanha), Melgaço, Sistelo, Extremo, Paredes de Coura, Caminha.
Esta é também uma daquelas estradas que vale bem o tempo que passamos a percorrê-la. O seu início é na fronteira com Espanha e leva-nos até Caminha. A EN301, pelo que me é dado a perceber, nunca foi totalmente concluída pois em Melgaço “desaparece” e temos de improvisar para a voltar a apanhar na vila de Extremo. Ao planear este percurso, como já por aqui andei várias vezes, optei por vir pela EN301 até Barbeita e aqui cortar para a EN304 até Sistelo, onde se apanha então a EN202-2 até a localidade de Costa e viramos à direita para a EM505-4 e EN101, até Extremo. Seleccionei este conjunto de estradas porque são, na minha opinião, bem agradáveis quer do ponto de vista de condução quer de paisagem.

Percorridos – 385 km Percurso seleccionado – ~235 km
Horas efectivas de condução – 06H04m
Total de horas em passeio – 08H39m Altitude máxima – 1096 m
Moto – Yamaha Super Ténéré
Vídeo
Wikilok
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/n203-and-n301-52113317
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