- Texto: Alberto Pires, Fernando Pedrinho Martins, Paulo Ribeiro
Há sempre uma razão forte para se iniciar um novo projeto. Curiosamente, no caso do MotoX.pt, foram muitas as motivações, tendo em comum apenas a solução! Mais do que uma simples pedrada no charco, foi a paixão que nos fez meter primeira e arrancar. Levar a gosto de escrever sobre motos a quem tem o prazer de ler sobre motos. De forma apaixonada, mas sobretudo com rigor e isenção, atualidade e oportunidade, diversão e até algum humor. Porque assim encaramos as motos.
Ainda só passou um ano mas é impressionante reviver as etapas que ultrapassámos!
O início é sempre doloroso, juntando sentimentos de ansiedade e excitação. A aprendizagem da criação e convivência no ambiente digital, cujas especificidades são, de um modo geral, complexas de dominar, e que impõem as suas regras sem negociação possível, foi (e continua a ser…) a primeira batalha a travar. A segunda decorre da nossa exigência! Oferecer ao leitor o que gostaríamos de encontrar, tendo como linhas vermelhas, inultrapassáveis, o recurso ao ‘copy past googlado‘ ou a facilidade do ‘press release‘. Que, seguramente e de forma simples, valeriam ‘views’, ‘likes’ e mais ‘reposts’.
Apesar das dificuldades, os resultados fizeram-se sentir antes do esperado. O apreço dos leitores, manifestado por diferentes formas, deu-nos o primeiro alento. O convite, por parte das marcas, para ensaiarmos os seus produtos validou as palavras de incentivo iniciais a este projeto. ‘>> but not least‘, o reconhecimento pelos pares, materializado através da parceria iniciada recentemente com a Revista Motos para a produção de conteúdos, coloca-nos num patamar de expressão jornalística que não acreditávamos ser possível de alcançar logo no primeiro ano de existência.
O MotoX.pt é, no entanto, mais, muito mais, que os cem anos de experiência no jornalismo da especialidade por parte do Alberto Pires, Fernando Pedrinho Martins e do Paulo Ribeiro. Ao longo dos 257 artigos publicados este projeto cresceu e ganhou reconhecimento também graças à partilha das experiências mototurísticas, do conhecimento técnico e da vivência apaixonada pelas duas rodas de um grupo notável de amigos. São eles, e por ordem alfabética, o Alex Kossack, Alex Ricci, António Nicolau, Delfina Brochado, Gil Martins, Isabel Vilas Boas, Joaquim Cidade, Jorge Casais, José Santos Dias, Lisa Daniel, Mário Campos, Paula Sepúlveda e Victor Schwantz.
Contamos com todos para mais 365 dias! Vamo-nos vendo por aí, nas pistas, nos salões, nas apresentações, na estrada ou por este meio virtual, de insondáveis desafios e mistérios. Sempre com entusiasmo e a certeza de que esta nossa paixão é partilhada por todos os que nos lêem.