MotoGP Technology

Num momento que o Miguel Oliveira brilha na MotoGP, é importante perceber a dimensão técnica da disciplina mais exigente do motociclismo de velocidade.

O MotoGP Technology, da autoria de Neil Spalding, é uma fonte de conhecimento e deslumbramento para todos os que gostam de motos de competição. É inacreditável o nível presente em todos os sectores de cada moto, do parafuso à mais recente e sofisticada aplicação informática escondida numa anónima caixa de plástico.

As especificações técnicas de cada uma das motos é exposta com clareza, nos limites do conhecimento que é possível obter, sendo complementadas através de fotografias de excelente qualidade técnica, mostrando de forma detalhada segredos a que apenas muito poucos tiveram acesso.

O livro começa com uma pequena resenha história, seguindo-se uma explicação da evolução das regras fundamentais da disciplina, antes de começar o festim de 154 páginas dedicadas às marcas presentes até 2017, acrescentando como bónus as CRT, Open bikes, Kawasaki, Team Roberts e Ilmor.

O capítulo seguinte, com 40 páginas, trata dos motores, esmiuçando as suas características, como a sua configuração, tipos de válvulas, cambota, ordem de ignição, embraiagem e caixa de velocidades.

Nas 30 páginas seguintes ficamos a perceber o que é um chassis e uma suspensão, sendo dedicadas outras tantas à electrónica, travagem, aerodinâmica e pneus.

Eu julgava que já tinha visto muito e que sabia pouco. Estava enganado, não sabia mesmo nada!

No e-bay o preço anda em redor dos 60 €. É uma verdadeira ninharia para 320 páginas de excelência!

Álvaro Bautista: “Só falam das vantagens… e as desvantagens?”

Álvaro Bautista venceu a corrida de sábado, com uma ligeira vantagem sobre Toprak Razgatlioglu. Ao fazê-lo, o espanhol garantiu para a Ducati o título de construtores, a uma ronda do final, confirmando assim a supremacia das motos fabricadas em Bolonha. E se todos falam das vantagens de Álvaro Bautista, por ser leve e mais baixo, […]

Continuar

Michael van der Mark: “Tem sido duro, muito duro!”

Michael van den Mark caminha com dificuldade. Coxeia e aparenta rigidez de movimentos. Mas o sorriso e humor continuam os mesmos. Bem como a determinação de andar rápido e vencer. O neerlandês não esconde que tem sido duro, muito duro e que chegou mesmo a ponderar pendurar o fato e capacete. Texto: Fernando Pedrinho Fotos: […]

Continuar

Remy Gardner: “Sinto-me feliz nas Superbike”

É inquestionável que Remy Gardner deixou o MotoGP com um amargo de boca. O australiano, tal como sucedeu com Iker Lecuona, sente que não teve tempo suficiente para mostrar o seu valor na categoria máxima de protótipos, acabando por reforçar a grelha do mundial dedicado às motos de série. Mas como se sente o filho […]

Continuar