A Moto Guzzi V85 TT renovou-se para 2024, para maior conforto, eficácia e segurança. Mudanças na aerodinâmica, mas também na eletrónica e no próprio motor. O inconfundível bloco de dois cilindros em V colocado transversalmente ganhou sistema de distribuição variável e ganhou em potência. Mas ganhou também na forma como entrega o binário desde as rotações mais baixas, rumo a um comportamento mais homogéneo e mais vivo. E assim reforça os seus argumentos no competitivo segmento das trail de média cilindrada!
- Texto: Paulo Ribeiro
- Imagens: MoveSoundClick e Alberto Pires
- Montagem e realização: Alberto Pires
A imagem genuinamente clássica não esconde o património da centenária marca italiana. É inconfundível e qualquer amante das duas rodas reconhece, de imediato, a proveniência desta Moto Guzzi V85 TT. Em primeiro lugar, claro, pelo exclusivo motor de dois cilindros em V a 90º, colocado transversalmente. Com efeito, algo que nenhum outro fabricante tem no seu catálogo! Mas há também a famosa Aquila (águia) de Mandello, presente no generoso depósito de gasolina, como no farol duplo ou na parte frontal do motor.
Com um motor renovado, de comportamento mais dinâmico, e uma eletrónica evoluída, a Moto Guzzi V85 TT sobressai, desde logo, pelo grande conforto. Que desafia para longas tiradas de contemplação, aproveitando para desfrutar das paisagens em momentos de verdadeiro mototurismo. Uma moto que está muito mais fácil de conduzir, de colocar em curva, extremamente suave a curvar e excelente a velocidades médias. E conta também com um novo painel de instrumentos, de 5 polegadas (contra as anteriores 4,3”) e vem com o carimbo de qualidade descoberta na Moto Guzzi Stelvio.
Moto Guzzi V85 com opções para todos os gostos
Prático é também o funcionamento do ‘cruise-control’, de utilização simples com um único comando para todas as funções. Isto numa moto disponível em cinzento Tambori (nas fotos) e vermelho Fuji e que tem um preço de 13 599 € (14 412 € chave na mão). Valor que é explicado em detalhe no teste completo que pode ser lido aqui com a certeza de que há outra opção para os que têm sonhos de viagens mais longas.
A Moto Guzzi V85 TT Travel tem tudo o que é necessário. Não só o ecrã Touring de maiores dimensões e, naturalmente, mais protetor, bem como as malas laterais e punhos e banco do condutor aquecidos. Ademais do cavalete central, luzes auxiliares em LED e sistema multimédia MIA. Todavia para aqueles que colocam de parte a ideia de sujar os pneus em qualquer caminho de terra batida, existe a nova e mais leve versão Strada, com rodas de alumínio e vocação urbana.