Marcas no Traveler’s Event. O entusiasmo de um bom investimento

A presença das marcas no Traveler’s Event é um dos suportes do crescimento do evento organizado em cada primeiro fim de semana de setembro em Avis. As mais recentes novidades e a possibilidade de inúmeros ‘test drive’ ao longo de três dias são um dos fortes atrativos para todos os visitantes. Em 2024 foram 17 as marcas que operam no mercado nacional a marcar presença e, no final, todos ficaram felizes…

Marcas no Traveler's Event
  • Texto: Paulo Ribeiro
  • Fotos: BarGalPir/Rui Moreno e Tozé Canaveira

Impõe-se, desde logo, um esclarecimento feito por Rui Baltazar. “Todas as marcas no Traveler’s Event têm rigorosamente o mesmo tratamento. E, ao contrário do que se vê em muitas feiras e até salões internacionais, aqui não há marcas de primeira e de segunda. E como o espaço físico não estica…” Por isso, o criador do encontro de viajantes deixa a garantia de que “algo que não faremos é inventar espaço onde ele não existe, atirando algumas marcas para fora do epicentro do evento”.

Feito este esclarecimento, explicar que, se em 2024 estiveram 17 marcas, nem sempre a adesão foi tão forte. “Aliás, no início, houve mesmo bastantes dificuldades em convencer os representantes das marcas porque, cada vez que falávamos, achavam que era uma concentração. Isto, numa altura (2008) em que as motos estavam muito conotadas com as concentrações”. Tarefa árdua de conquistar as marcas no Traveler’s Event, algo que “só acontece depois de descobrirem o evento. Depois de virem a primeira vez, percebem o conceito ‘in loco’ e ficam fidelizadas”.

Motos para todos os gostos

E se hoje é fácil acreditar num projeto como este tal deve-se à enorme persistência dos organizadores. Que, paulatinamente, cativou um público muito heterogéneo, extremamente eclético do ponto de vista etário, mas também das motos utilizadas. Em redor da albufeira da barragem do Maranhão é possível ver algumas cinquentinhas extremamente bem recuperadas até às enormes BMW K1600GT ou Honda Gold-Wing. Além de modelos menos conhecidos como a belíssima BMW R80GS Kalahari aos menos raros. Como as várias Suzuki DR Big 800, Honda Africa Twin de todas as gerações, uma Yamaha XT 500 de 1978 ou uma Transalp com mais de um milhão de quilómetros.

Marcas no Traveler's Event

Marcas no Traveler's Event

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Marcas no Traveler's Event

Marcas no Traveler's Event

Marcas no Traveler's Event

Naturalmente surgem centenas de máquinas mais recentes com condutores que gostam de estar a par das novidades e de trocar experiências. Por isso não se acanham perante a possibilidade de descobrir, ainda que por breves quilómetros, as mais recentes propostas. E “mesmo sem acesso aos números exatos de ‘test drive’ promovidos pelas marcas no Traveler’s Event, são, seguramente, muitas centenas”. Este ano, para além da Suzuki e dos emblemas da MB Motor Portugal (Macbor, QJ Motor e Kove), representadas pelos respetivos importadores, marcaram presença a Benelli, BMW, CFMOTO, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Husqvarna, Indian, Kawasaki, KTM, Royal Enfield, Voge e Yamaha.

Suzuki fiel ao ambiente de festa

Um dos fabricantes que entrou a meio do caminho e não voltou a sair foi a Suzuki. Para Nuno Cruz, “a continuidade da presença desde 2017 deve-se, em grande parte, ao excelente ambiente que aqui se vive”. O Diretor comercial e de Marketing da Moteo reconhece que “o ambiente que aqui se vive é diferente de tudo o que se costuma ver no mundo das motos. Mais relaxado, com um público-alvo muito específico. As pessoas vêm porque gostam de motos e de conversar de uma forma relaxada. Gostam de experimentar diversas motos e perceber as diferenças, discutir sobre isso”.

E mesmo que, como em qualquer situação, existam sempre os ‘curiosos’, a maioria dos visitantes estão focados nas motos, pelo prazer intrínseco que pode ser proporcionado pelos veículos de duas rodas. “São pessoas mais focadas do que num salão porque sabem ao que vêm”, sublinha Nuno Cruz. Acrescentando que “até pela localização, só vem cá quem quer mesmo vir. Não é local onde se vá por acaso, não é sítio de passagem para lado nenhum. Ao contrário de um salão ou feira, onde existem sempre os curiosos, sem interesse específico nas motos”.

A importância de estar presente

Análise curiosa que encerra outra revelação. “Há muitos clientes repetentes que, desde 2017, vêm experimentar as mesmas motos, fazem deste o fim de semana deles, em que conduzem todas as máquinas possíveis”.

Marcas no Traveler's Event

Uma presença importante, sobretudo, ao nível da imagem de marca. “Até porque, em termos financeiros, é quase impossível fazer o ‘tracking’ dos negócios que possam ser gerados a partir daqui. Assim como vem aqui gente de todo o País, deverão, em caso de interesse, seguir para os concessionários locais”, reconhece Nuno Cruz. Que logo sublinha que “é importante estra presente por uma questão de visibilidade e vamos continuar a marcar presença. Até porque o investimento não é demasiado pesado e trata-se de um evento simpático num ambiente único”.

Kove, Macbor e QJ Motor com as novidades mais desejadas

Bem mais recente no panorama nacional é a MB Motor Portugal que marcou presença oficial com as suas três marcas no Traveler’s Event. Paulo Sérgio Anjos, recorda que “depois de dois anos com presença assegurada pelos concessionários, era importante a participação da Macbor, Kove e QJ Motor. Até porque tínhamos boas novidades para mostrar e poder testar como as Kove 450 Rally ou a 800X que aqui fez a primeira aparição para teste”.

Para o Diretor Geral da MB Motor Portugal “o primeiro balanço é extremamente positivo. Basta ver que às primeiras horas da manhã de sábado ficaram preenchidos os ‘slots’ para todo o dia. Quanto ao resultado, só será possível aferir mais para diante. Até porque, se há negócios que ficam mais ou menos encaminhados, outros só se poderão verificar ao longo dos próximos meses. Com efeito, como o público aqui presente vem de todo o País, poderão, mais tarde, avançar com a concretização do interesse junto dos concessionários da sua área”.

Marcas no Traveler's Event

Ciente da importância de ter as suas marcas no Traveler’s Event, “por ser um evento cada vez maior e com muito aficionados de modelos trail”, Paulo Anjos reconhece que “vale a pena o esforço. Porque apesar de ser um evento algo complicado, em termos logísticos, sobretudo para quem está sedeado na zona norte, o trabalho da BalGarPir tem sido muito bem feito. E por isso vamos estar ao lado dele nos próximos anos, ajudando e colaborando neste evento”. Afinal, uma nota de confiança que deixa de lado “o facto do local, simplesmente espetacular, estar um pouco afastado dos grandes centros. Afinal, talvez seja por isso que tenha tanta gente e tão interessada no Traveler’s Event, que já conquistou o seu espaço no panorama nacional”. O melhor mesmo é descobrir aqui as razões de tamanho sucesso!

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