A nova Macbor Rockster 410 ostenta no depósito, com indisfarçável orgulho, que a marca nasceu em 1999. Ao longo destes 25 anos de existência, a Macbor selecionou, dentro da enorme oferta asiática disponível, as plataformas mais adequadas às tendências do mercado europeu. E, de acordo com a sua capacidade, dotou-as de um design condizente com o gosto dominante. Esta Rockster 410 é mais um excelente exemplo de uma estratégia de sucesso
- Por: Alberto Pires
- Imagens: João Apolinário, Pedro Sarmento Costa e Rui Jorge
- Montagem e realização: Alberto Pires
Uma estratégia de crescimento sustentado por parte da marca espanhola de que a Macbor Rockster 410 é o mais recente exemplo. Uma ‘custom‘ com argumentos fortes num segmento mais amplo do que se possa imaginar. A facilidade de condução, a reduzida altura do assento ao solo e uma posição de condução simples e amigável tornam a maior das Rockster apta a iniciados com a carta A2. Mas também a senhoras e a condutores mais relaxados.
Com uma ciclística equilibrada e eficaz, a Macbor Rokster 410 destaca-se por um novo e surpreendente motor. Isto porque, depois do estudo inicial que apontava para a utilização do uma plataforma usando o motor de 380 cc da Zongshen, verificou-se que não cumpria os requisitos de performance pré-definidos. Por outro lado, o motor 498 cc da Montana XR5 510 era demasiado alto, implicando alterações na ciclística e comprometendo a definição estética. No entanto, o projeto só avançou quando a Zongshen propôs à Motos Bordoy uma evolução do seu motor de 380 cc, melhorado nas especificações e com cilindrada elevada para 401 cc. Então os espanhóis decidiram que reunia todas as condições para a nova Macbor Rockster 410, impondo o exclusivo da sua utilização para a Europa. O resultado está à vista! E com um preço interessante.