O estilo é de uma ‘scrambler’ com conta, peso e medida. Mas a abrangência é muito maior. Universal mesmo! Afinal a Honda CL500 não se intimida com um qualquer caminho de terra batida, mesmo se está particularmente à vontade em cidade. Brilhando em ambientes urbanos, pode ainda meter-se à estrada sem complexos, oferecendo uma condução fácil e divertida. À medida de quem acabou de aceder à carta A2 como de motociclistas mais conhecedores, para quem valores de economia, polivalência e eficácia não são palavras vãs.
- Por: Paulo Ribeiro
- Realização: Alberto Pires
- Imagens: Dom Read-Jones, Chris Read-Jones, Rowan Muskin e Joe Dick
O ano de 2023 promete reforçar a liderança da Honda no mercado nacional. Depois da XL750 Transalp, a Honda CL500 revelou uma grande surpresa, quiçá maior do a própria ‘trail’. Do mesmo modo que a Transalp, também partiu de uma base conhecida da gama, da CMX500 Rebel, para recuperar a história do maior construtor mundial, ao mesmo tempo que proporciona uma boa dose de inovação.
Honda CL500 criada de jovens para jovens
Fugindo ao convencional, o ponto de partida entregue a uma muito jovem equipa de engenheiros, com idades a rondar os 30 anos, foi a ‘cruiser’ CMX500 Rebel. Antes de mais nada, foram, naturalmente, adicionados todos os atributos da filosofia ‘scrambler’. Em primeiro lugar, as rodas de maior diâmetro (19 polegadas na dianteira e 17” atrás) com pneus de tacos ao guiador alto e largo. Em seguida, o banco plano e comprido ou o escape em posição elevada. E com uma cobertura em aço que afasta o calor das pernas. Finalmente, junte-se uma pitada de apurada estética e eletrónica q.b. e o resultado é a Honda CL500, uma ‘scrambler’ diferente. Não apenas no estilo como na eficácia dinâmica. Depois do extenso e completo teste que pode ler aqui, deixamos aqui o vídeo gravado durante a apresentação do modelo, no centro de Sevilha e nas estradas em redor da capital andaluza.