A gigantesca evolução das motos elétricas foi acelerada com a criação do Mundial de MotoE onde a tecnologia das baterias e dos motores foi exponenciada. Em suma, a Energica Eva Ribelle RS proporciona aos motociclistas comuns, o resultado de 4 anos de presença da marca italiana como fornecedor exclusivo daquele campeonato. Acelerações brutais são a nota dominante desta Zero Emission Motorcycle que tem velocidade eletronicamente limitada a 200 km/h. E uma autonomia que pode chegar, sem utopias ou truques de algibeira, aos 200 km.
- Por: Paulo Ribeiro
- Imagens e realização: Alberto Pires
Dos 0 aos 100 km/h em 2,6 segundos é o impressionante cartão de visita da Energica Eva Ribelle RS cujo teste detalhado pode ser lido aqui. Mas há muito mais para descobrir nesta ‘street-fighter’ italiana capaz de ombrear com as mais evoluídas propostas a gasolina nesta categoria. Garantia de sensações fortes que é dada pelo motor de 300V e pelo conjunto de baterias de 21,5 kWh que, juntos, proporcionam performances arrebatadoras.
Um conjunto motriz bem acompanhado por ciclística de eleição, com componentes dignos de uma superbike. Não apenas a suspensão invertida Marzocchi como o fabuloso conjunto de travagem assinado pela Brembo. A fim de garantir eficácia absoluta em estrada e uma segurança a toda a prova. Mas, como não há bela sem senão, o preço torna quase proibitivo eletrificar os sonhos de velocidade e aceleração. Em suma, a Energica Eva Ribelle RS é um brinquedo exclusivo, à medida de uns quantos motociclistas de bom gosto e bolsos suficientemente fundos. Afinal , o preço de exclusividade, a caminho de um futuro mais silencioso e ambientalmente correto. Pensado para quem não quer abdicar das emoções fortes sobre duas rodas. E mesmo que o futuro possa não ser 100% elétrico, a verdade é que o caminho pode mesmo passar por aqui.