Curiosidades do passado: um intercomunicador especial

Reza a história que foi inventado por um dentista britânico, provavelmente com a vontade de poder partilhar o que lhe ia na alma com a sua cara-metade, durante algum passeio pelas paisagens da verdejante Inglaterra.

Sem dispor de ‘Bluetooth’ ou ‘WiFi’ e sem a miniaturização de componentes a que hoje se tem acesso, a criatividade voltou a dar corpo a um sistema que hoje simplesmente nos faz sorri

  • Texto: Fernando Pedrinho
  • Fotos: arquivo MotoX.pt

Pela minha parte, uma das partes mais românticas de andar de moto é a comunicação gestual. O contato, o decifrar dos gestos e reações que demonstram uma ligação mais profunda. Um conhecimento do outro que se vai reforçando com o passar dos quilómetros, ou a consolidação de uma ligação, viagem após viagem, passeio após passeio. E tudo isto num silêncio vocal que leva cada par a explorar outros caminhos de comunicação. Seja o apertar das pernas do pendura contra a bacia do condutor, a confirmar uma reposta. Ou o toque no joelho da ‘pendura’ para saber se está tudo bem. E o que dizer daqueles abraços apaixonados, vindos do nada, que só por si justificam qualquer viagem ou passeio? Toques, mímica e ‘wifi’ telepático sempre foram, para alguns, o melhor par de intercomunicadores para andar de moto.

Mas voltemos ao nosso dentista. O projeto é algo estrambólico mas deveras curioso. Passageiro e condutor falam para um captador de som que propaga as vibrações através de um tubo até à calote do capacete do recetor. Se o do condutor se limita a ter um pequeno tubo com microfone na parte traseira do capacete, já o passageiro tem de se desenvencilhar com meio metro de tubo e, praticamente, não pode olhar para a direita nem baixar a cabeça sem interferir com o condutor, dada a aparente rigidez da instalação.

Altamente eficiente em termos energéticos, utilizando apenas a voz como fonte de energia, a ergonomia é questionável e a eficácia do aparato fica por comprovar.

Benelli TRK 702

Benelli TRK 702 X. Novo paradigma

Com promessas de agitar fortemente o segmento de mercado mais animado do momento, a Benelli TRK 702 e 702 X chega a Portugal com trunfos de peso. Do preço competitivo ao nível de equipamento, da estética agressiva às ofertas promocionais. Sim, que tudo deve ser levado em linha de conta quando se trata de mais […]

Continuar
EN 360

EN 360. De Montelo à Foz do Arelho

Novo bilhete, nova viagem. Que é como quem diz, mais uma moedinha, mais uma estrada nacional percorrida. Desta feita foi a EN 360 e, tal como todas as outras, do seu início até final. Claro que, para a percorrer na totalidade, foi necessário ter alguma liberdade de pensamento ao criar o ‘track’. É que a […]

Continuar
Macbor Montana XR1 125

Paulo Anjos. “Macbor Montana XR1 125 tem potencial enorme”

Reconhecendo a importância no mercado nacional da recém-chegada Macbor Montana XR1 125, Paulo Sérgio Anjos acredita que o renovado modelo tem argumentos para ampliar o volume de vendas. Assim, para o diretor geral da MB Portugal, os trunfos maiores assentam no elevado nível de equipamento, incluindo o conjunto de malas de série. E acredita que, […]

Continuar